Nutrição esportiva, uma área com oportunidades futuras



Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas à vista, uma área da nutrição ganha destaque, a nutrição esportiva. Área que a princípio pode parecer restrita, mas, com especialização, é possível sim a atuação nesse mercado, quem afirma é a nutricionista Silvia Ferreira, que atualmente trabalha no Clube de Regatas do Flamengo, desde 1985, e faz parte da Comissão Técnica da Seleção Brasileira.
Na Copa das Confederações, que aconteceu em junho último, Silvia foi responsável pela alimentação de todos os atletas da seleção brasileira e elaborou todos os cardápios dos jogadores.
Sobre o nutriente mais importante para o consumo dos atletas, principalmente os que trabalham com esportes de resistência, Silvia afirma que o carboidrato é um dos nutrientes mais necessários. “Em uma dieta, o mais importante no cardápio dos atletas é conter carboidrato, mas eles muitas vezes optam por proteína. Para os jogadores, carboidratos têm fama de engordar, mas, se balanceado com um cardápio correto, o rendimento do atleta será muito bom”, completa.
Sobre alimentos proibidos, a nutricionista diz: “Não existem alimentos proibidos, mas caso algum deles tenha problema em relação ao peso, tenho que ser mais rigorosa com os doces fazendo substituição sempre por frutas”.
Com a chegada de grandes eventos esportivos ao país, Silvia alerta para o crescimento do mercado de trabalho. “A tendência é que as oportunidades para nutrição esportiva aumentem a cada dia. E não é somente no futebol de base ou no profissional. Não podemos esquecer do remo, natação, vôlei, basquete, entre outros.”
Para terminar, a nutricionista deixa uma dica aos alunos de nutrição que pretendem atuar nessa área. “Nas graduações, essa área da nutrição esportiva não é muito enfatizada. Os alunos que gostam desse segmento devem procurar uma pós-graduação ou curso de especialização”, finaliza.


Um comentário:

  1. Meus Parabéns à nutricionista Silvia Ferreira, que com certeza atingiu o sucesso profissional naquilo que ama. Sou estudante de nutrição, amo nutrição esportiva e ainda chego lá!
    Abraços
    Diego Bastos

    ResponderExcluir

Comentários são muito bem-vindos!