NutriGEN 2014

 Saiba tudo sobre o evento.

A 9º edição do NutriGEN foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 300 participantes, entre estudantes e graduados em nutrição e/ ou gastronomia, o evento ocorreu no dia 20 de agosto de 2014, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), no centro do Rio de Janeiro.


Participantes aguardam o início do NutriGEN 2014

Sob o tema "Os Impactos da Nutrição na Alimentação Moderna", o NutriGEN 2014 trouxe para a discussão profissionais renomados. Com o auditório lotado, Sonja Salles abriu o ciclo de palestras. A fundadora da Nutrinewcursos, autora do livro Trocas Inteligentes: Transforme receitas tradicionais em delícias saudáveis e ganhe saúde, e Mestre em Nutrição, falou sobre A Importância da Gastronomia na Nutrição Clínica, (clique e acesse a apresentação!) citando que  nutrição e gastronomia formam uma combinação perfeita, fidelizam a relação paciente x profissional e produzem resultados clínicos mais completos e saudáveis: "Para fidelizar seu paciente e obter sucesso na profissão, nutrição e gastronomia devem caminhar juntos. Numa dieta, é preciso saber não só o que ele (o paciente) come. Mas como, onde e com quem ele come, Somos os seus incentivadores e gerentes nesse processo", disse Sonja Salles.

Atenção: Para acessar as apresentações você vai precisar do Adobe Reader. Clique no  link para baixá-lo e instalá-lo: http://get.adobe.com/reader/otherversions/


Sonja Salles no Nutrigen 2014












Marcello Brito foi o segundo palestrante a subir no palco. Bastante elogiado, o conselheiro do Banco Mundial para assuntos de óleo de palma, Diretor da Abag e da Abrapalma, e especialista pelo Palm Oil Research Institute of Malaysia, abordou o cenário do mercado mundial de óleos vegetais nas cozinhas e indústrias e as tendências sustentáveis na sua industrialização, demonstrando como a gastronomia e a nutrição podem ser úteis para a sustentabilidade do planeta.

Marcello Brito palestra sobre óleo de palma














Em seguida, foi a vez de da nutricionista Gabriela Kapim discorrer sobre alimentação infantil, e ensinar a comer bem de forma equilibrada, com o tema Alimentação Consciente. A apresentadora do programa 'Socorro! Meu Filho Come Mal' do canal GNT contou um pouco da sua trajetória profissional, desde os tempos como professora de capoeira, o primeiro emprego como nutricionista infantil e como o universo lúdico das crianças a encanta. Kapim lembrou aos nutricionistas a importância de cultivar os bons hábitos alimentares nos pais dos pequenos, já que as crianças são educadas pelo exemplo que recebem (e observam!) em casa, e não pelo que escutam, percebendo rapidamente o descompasso entre discurso e atitudes. Aproximar a criança do alimento, desde o processo de cozimento, também foi uma  das dicas.
"Levar a criança para a cozinha é o segredo. Aproximá-la do alimento faz toda a diferença", garantiu Kapim.
Gabriela Kapim recebe certificado do Nutrigen 2014


O tema final foi comandado pelo Chef André Leite, que explicou sobre as Influências Veganas na Alimentação Contemporânea.  Professor no Espaço Carioca de Gastronomia  na Faetec, e nas pós de Personal Diet e de Nutrição voltada para a Gastronomia, possui um blog chamado www.andreleitegastronomia.wordpress.com. Já assinou colunas na Folha Carioca e a Gastronomia Rio. Escreveu o livro Finger Food: Sabor e sofisticação em pequenas porções. Atualmente é proprietário do restaurante Benoit. O Chef deu alguns truques de culinária para que os veganos se alimentem com prazer e sabor. "Veganos não precisam comer mal, e nem podem ter pressa. Uma salada rica em frutas, verduras e grãos, pode e deve ser bem temperada. O segredo muitas vezes está num tempero bem antecipado.", revelou o Chef.

Chef André Leite: Influência Vegana na Alimentação Moderna


















O  Prêmio NutriGEN premiou estudantes e profissionais no evento. Uma comissão de julgamento, formada por profissionais de renomada atuação em diversas áreas da Nutrição e Alimentos e docentes dos variados cursos de Nutrição da cidade do Rio de Janeiro, analisou os trabalhos enviados  e concluiu o empate para os ganhadores da categoria Estudante:  Rosana Azevedo Garcia e Jarliene Soares da Silva, autoras do Desenvolvimento do biscoito tipo cookie utilizando farinha de alfarroba: avaliação química, física e sensorial, e Victor Jonas da Rocha Esperançaque apresentou a Avaliação do teor de Sódio declarado no rótulo de néctar de pêssego light e não ligth. 
Clique nos links e confira  teor integral dos trabalhos.

Vencedores do Prêmio NutriGEN categoria Estudante: Vitor, Jarline e Rosane, recebem o cheque de premiação



Na categoria Profissional, a vencedora foi a nutricionista Teresa Palmisciano Bedê, com o trabalho sobre O efeito do consumo de suco de uva tinto integral e vinho tinto no fenótipo nuclear dos hapatócitos de ratos Wistar submetidos à dieta hiperlípidica.









Teresa Bedê, à esquerda, vencedora da categoria profissional do Prêmio NutriGEN 


O NutriGEN 2014 contou a exposição de produtos e serviços de seus patrocinadores, que levaram ao público presente as novidades e tendências do mercado de nutrição e gastronomia.

  
















Exposição de produtos no NutriGEN 2014


Ao fim do evento, alguns sorteios foram realizados. Dentre eles,  um livro Nutrição Contemporânea (doado pela Livraria Rubio) para a foto mais curtida com a hashtag #NutriGEN2014. Muitos participaram, compartilhando fotos em tempo real  nas redes sociais, em conjunto com nossa equipe de comunicação da AG RIO, que divulgou imagens do evento simultaneamente na fanpage do GEN.  Juliana Monnerat foi a ganhadora, com mais de 50 curtidas na foto postada!

Juliana Monnerat recebe livro da AG Rio
O Grupo GEN agradece a participação de todos, e esperamos vocês no NutriGEN 2015, quando  o evento completa 10 anos.


Integrantes do Grupo GEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!