Dieta da noiva: Como manter a forma para o dia do casamento?

Nutrição para noivas é a nova tendência do mercado. 

Setembro é considerado o novo mês das noivas. De acordo com os últimos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mês que anuncia a chegada da primavera supera em 35% o número de casamentos de maio.
E quando falamos de casamentos, logo vêm à cabeça os sacrifícios feitos pelas mulheres para estarem lindas nos seus vestidos brancos. Muitos optam por medidas extremas, como dietas radicais que ocasionam a redução de nutrientes importantes para o corpo, prejudicando a saúde da noiva.

Assim surge um mercado emergente: a nutrição para noivas. Cada vez mais, elas buscam nutricionistas para receberem orientações e traçarem objetivos reais para o emagrecimento saudável. O GEN conversou com a nutricionista Tamara Araújo, que em setembro de 2013 fundou o Programa Noiva Magra, um programa de emagrecimento para noivas que propõe atividades físicas realizadas na praia do Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro), com o acompanhamento de personal diet (nutricionista) e personal Trainer (educação física)

Programa Noiva Magra

Cursos de personal diet são um diferencial.

O sucesso de Tamara, que em menos de um ano já atendeu mais de 40 pacientes, confirma a tendência de crescimento desse mercado. Ela explica que as noivas buscam orientação nutricional personalizada, para aprender a lidar com a ansiedade, não descontar esse sentimento na comida e conseguir entrar no vestido. A nutricionista especializada em Obesidade e Emagrecimento participou de cursos de personal diet, e considera-os fundamentais para quem deseja atuar com noivas: É preciso entender o momento que a noiva está vivendo, e atuar como personal diet faz toda a diferença para o sucesso do trabalho”, revela.

Segundo Tamara, para ser eficiente o acompanhamento nutricional deve acontecer com antecedência. Mas a definição de tempo depende de cada caso: se a noiva não está feliz e precisa mesmo emagrecer, o ideal é que começar seis meses antes do casamento.  Caso a noiva perceba que começou a engordar e a ansiedade está dominando seu comportamento alimentar, o plano trimestral é a sugestão. Mas há quem busque pelo serviço apenas um mês antes do evento. “Todos com excelentes resultados”, confirma.

Para combater a ansiedade das noivas, a personal diet sugere o que chama de “Chá Relax”. Ingredientes: 500mL de água, 1 colher de sopa de  Melissa (folhas), 1 colher de sopa de Camomilae (flores). Fazer o chá tipo infusão e tomar no mínimo uma xícara todas as noites acalma qualquer pessoa. 

Dicas para conquistar as noivas: diagnóstico personalizado e cumplicidade 


Elas têm todo tipo de idéia para emagrecer rápido, desde a dieta da moda ao jejum antes de provar o vestido de noiva. O nutricionista deve trabalhar com responsabilidade e orientar suas pacientes quanto aos malefícios que essas atitudes trazem à sua saúde. Tamara explica: "Mantenho a proximidade de minhas clientes, deixo sempre um canal de relacionamento aberto e utilizo a tecnologia a meu favor: tiro dúvidas pelo Whatsapp, e-mail e redes sociais. Crie empatia e confiança na relação nutricionista e noiva."

Realizar um bom diagnóstico também é fundamental para personalizar o atendimento: “Faço uma avaliação antropométrica completa, com IMC, dobras cutâneas e circunferências. assim como o histórico clínico pessoal e familiar, recordatório de 24 horas e avaliação de hábitos, horários, local e preferências alimentares são muito relevantes. Dessa forma, é possível fazer a prescrição do plano alimentar personalizado que vai funcionar para cada paciente”, conclui Tamara.



Dra. Tamara Araújo é Nutricionista, Personal Diet, Especialista em Obesidade e Emagrecimento - UVA,
Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais – UEA e Chef Executiva de Cozinha – SENAC RIO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!