Orgânicos, Funcionais, Transgênicos e Termogênicos: conheça as diferenças entre os alimentos.

Com a crescente procura pela boa forma aliada à saúde, diversas nomenclaturas ligadas aos alimentos surgem, e podem confundir o seu paciente.


A busca por um estilo de vida saudável começa por uma alimentação balanceada. Para falar sobre a diferença entre os alimentos orgânicos, funcionais, transgênicos e termogênicos, o GEN conversou com a nutricionista Joiciara Garcia Caroni, que explica o assunto aqui no blog.


Alimentos orgânicos      
Foto: Fabio Mangabeira
 

Segundo a nutricionista, alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de defensivos agrícolas, e todos eles são obrigados a possuir um selo de certificado constando “produto orgânico” no rótulo. Para isso, 5% dos ingredientes contidos no alimento devem ser considerados não orgânicos, e descritos pelo produtor.  No início deste ano, o Governo Federal criou o selo de identificação do “Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica", a fim de controlar a produção e comercialização dos produtos orgânicos nacionais.

Alimentos funcionais são nutritivos e oferecem vários benefícios à saúde

Alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem nutrientes, têm propriedades benéficas ao organismo. É importante que tais substâncias estejam presentes em quantidades suficientes e adequadas (sem excessos!), para produzir o efeito fisiológico desejado, como por exemplo ômega 3, ácido linoleico, polifenóis, etc. Pesquisas  relacionam o consumo desses alimentos à prevenção de doenças cardíacas, câncer, envelhecimento, problemas intestinais e até sintomas da menopausa.

Já os alimentos funcionais modificados geneticamente sofrem alterações no seu código genético, sendo inseridos genes provenientes de outro organismo. Esse procedimento pode ser feito até mesmo entre organismos de espécies diferentes (inserção de um gene de um vírus em uma planta, por exemplo). O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos. 

São alguns exemplos: soja, linhaça, nozes, aveia integral, peixes, chá verde, alho, maçã, manga, cenoura, abóbora, tomate, entre outros.


Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo

Os alimentos termogênicos apresentam maior nível de dificuldade na digestão, pois o organismo necessita de maior quantidade de energia e caloria para realizar o processo. Tais alimentos induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias. Considerados termogênicos,  alimentos e bebidas como gengibre, canela, café, mate, pimenta e chá verde aceleram o metabolismo e induzem à perda de peso.

Mas qual seria o mais indicado para uma alimentação saudável? Para Joiciara, em relação aos alimentos modificados geneticamente há poucas pesquisas que provem seus malefícios ao organismo, mas ela não tem dúvidas que os melhores alimentos para consumo são os orgânicos, pela isenção de agrotóxicos (grandes causadores de neoplasias), apesar da aparência robusta e preços superiores. Os termogênicos, diz a nutricionista, devem ser consumidos com cautela e sempre com orientação da nutricionista, pois todo excesso acarreta prejuízos ao organismo.

E será que existe algum alimento mais nutritivo? “Vai depender da sua forma de preparo. Sabemos que pela cocção se perde muitas vitaminas e minerais. Por isso,  a melhor forma a ser consumida é in natura. Claro que devemos avaliar individualmente cada tipo de alimento. Em alguns casos, o cozimento é necessário para eliminar fatores antinutricionais. Um exemplo é o efeito tóxico do ácido oxálico no organismo, que deve-se à formação de oxalato de cálcio na urina e ao aumento do risco de formação de cálculos renais, além de diminuir  a disponibilidade do cálcio para realização de numerosos processos fisiológicos. O oxalato está presente em grande quantidade nos alimentos de origem vegetal, sendo o espinafre e o ruibarbo considerados alimentos de alto risco, pois apresentam grande concentração de oxalato biodisponível", explica.




Nutricionista Joiciara Garcia Caroni


Formada pela  FUNECFaculdades Integradas de Santa Fé do Sul, é responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética e parte Clinica na Área Hospitalar do Hospital São Lucas  - Fundação Luverdense de Saúde, em Mato Grosso (MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!