Como ser uma Nutri Coaching?

Coaching nutricional: Técnica garante mudanças positivas de comportamento e sucesso para os pacientes








Como se relacionar com a comida? As emoções podem controlar o que se come? Para a maioria dos pacientes, mudar hábitos alimentares é um grande desafio, que deve ir muito além do entusiasmo inicial. Para vencer esse obstáculo e garantir uma vida saudável em diversos aspectos em longo prazo, o coaching nutricional pode ajudar (e muito!) no sucesso dessa missão. 

Mas afinal, o que é coaching e como ele se aplica à Nutrição?

De acordo com a Dra. Ingrid Ferreira, nutricionista especializada no ramo, o coaching é um processo que utiliza técnicas e ferramentas de diversas ciências (do comportamento e da administração) para atingir um objetivo desejado, produzindo mudanças positivas e duradouras. 

Aplicado ao ramo da Nutrição, ajuda os pacientes na conquista do auto-conhecimento e atende às necessidades pontuais de cada indivíduo, direcionando-o a mudanças de atitudes e à busca por uma rotina mais saudável.

 “O coaching ajuda a traçar metas e quebrar barreiras que impedem a conquista de objetivos. Ele deve sempre estar pautado em uma relação de comprometimento e confiança mútua entre o profissional e o seu cliente, a fim de libertar o potencial individual e maximizar desempenhos e performances. Assim, o paciente conquista autoconfiança nos relacionamentos, superação de obstáculos, resolução de problemas/gerenciamento de crises, alcance de energia, direcionamento para conquistar objetivos, foco nos planejamentos e melhorias na vida profissional, expansão da criatividade, discernimento para tomadas de decisões, eliminação da resistência a mudanças, dentre outros fatores.”, explica Ingrid.

Para ela, da mesma maneira que os nutricionistas profissionais ou técnicos se posicionam na escolha da área de atuação, no coaching o nicho também pode (e deve) ser escolhido e acompanhar o seu grupo de identificação: idosos, esportistas, crianças, adolescentes, adultos, gestantes, estética, entre outros.


Como ser uma Nutri Coaching? 

Ingrid enxerga a área de atuação como um campo ao mesmo tempo desafiador e promissor: “A cada dia é uma experiência diferente, e são muitos nichos e informações para receber e filtrar dentro da atuação escolhida. E se houver de fato uma identificação, vários podem ser os produtos de conquistas: satisfação pessoal por ajudar ao próximo, a si próprio, finanças, vida profissional...” avalia. 

Ela afirma que para exercer o coaching com maestria, o primeiro e grande passo é gostar de ajudar pessoas e sentir-se feliz feliz com as conquistas dos clientes/pacientes como sendo as suas próprias. É desejável também que o profissional seja habilitado por escolas certificadas nacional e internacionalmente e esteja sempre buscando especializações.

A nutricionista realiza eventos e palestras in company sobre Nutrição e coaching, além de oferecer consultorias sobre a carreira, voltada aos colegas nutricionistas, técnicos e estudantes. Os textos da Dra. Ingrid estão presentes em revistas de saúde, beleza e noivas, além da sua participação no livro ‘Os segredos do bem-estar’, obra elaborada por profissionais da saúde e consultores de vida, voltados unicamente ao alcance de saúde, bem-estar e qualidade de vida de seus leitores.

Como única nutricionista do livro, decidiu inserir em seu capítulo algumas ferramentas do coaching, com linguagem simples e bem explicada, para que realmente profissionais e pacientes pudessem se beneficiar de todo o conteúdo e alcançarem autoconhecimento, eliminação de falhas e barreiras que impedem o sucesso, redução do stress, estabilidade emocional e de saúde, busca de realizações e aumento da qualidade de vida.

Quer saber mais? 

Envie um e-mail e solicite informações sobre parcerias para eventos em sua cidade, ou sobre os livros "Os segredos do bem-estar" & "A arte de tirar o máximo do mínimo", palestras e treinamentos, consultorias e assessorias.



Dra. Ingrid Ferreira é nutricionista, palestrante, escritora e coach e idealizadora da Nutri Coach

facebook: Nutri Coach 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!