Leitura do Mês:

Nutrição e Fisiopatologia nas Doenças Hepáticas



A terapia nutricional é de grande relevância para os pacientes com insuficiência hepática, contribuindo para a melhora prognóstica e o maior desempenho do indivíduo que, porventura, seja submetido a cirurgia ou transplante hepático. 

Por outro lado, erros ou vícios nutricionais desenvolvidos pelos próprios pacientes podem levar à mais comum das doenças hepáticas metabólicas, a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado) , que acomete quase 20% da população e é ocasionada por obesidade ou sobrepeso, diabetes mellitus ou hipertrigliceridemia. 

Cada capítulo de Nutrição e Fisiopatologia nas Doenças Hepáticas é dedicado a uma doença ou uma síndrome hepática, com uma breve revisão fisiopatológica e clínica seguida da respectiva orientação nutricional. 

Assim, a obra trata da complexa combinação entre nutrição e fígado, relação que vem se modificando nos últimos anos com prioridade ora da doença de base, ora da dieta necessária para a reparação tecidual. 

Em diversos capítulos, iremos nos deparar diante do dilema: liberalidade da dieta ou dieta restritiva? Nesses momentos, a discussão do caso clínico entre o médico e o nutricionista conduz à melhor proposta dietética para o paciente. 

Diante de tal cenário, o livro é de grande valor para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Nutrição e Medicina. Além disso, hepatologistas, médicos clínicos, cirurgiões e nutricionistas clínicos envolvidos com pacientes hepatopatas terão aqui disponível material didático escrito por autores experientes no cuidado dos indivíduos com hepatopatia.

Onde encontrar: http://bit.ly/1E9t129


Sobre as Organizadoras

Wilza Arantes Ferreira Peres 


Professora-associada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Micronutrientes do INJC/UFRJ, do Programa de Biofarmácia e Farmacometria da Faculdade de Farmácia da UFRJ e do Laboratório de Bioquímica Nutricional do INJC/UFRJ e Coordenadora do Ambulatório de Nutrição integrante do Ambulatório Multidisciplinar de Hepatologia – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da UFRJ

Juliana Moraes Coelho 


Nutricionista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), RJ. 
Nutricionista do Centro de Doenças Hepáticas (CDH), RJ. Especialista em Nutrição Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e em Nutrição Clínica pela UFRJ


Tatiana Pereira de Paula

Nutricionista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), coordenadora do Ambulatório de Nutrição integrante do Ambulatório Multidisciplinar de Hepatologia – HUCFF/UFRJ e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Médica do HUCFF/UFRJ – com período no Liver Research Laboratory – Mount Sinai School of Medicine, Nova York, EUA. 


Sumário do livro

1 Anatomia e Metabolismo Hepático 
2 Metabolismo de Micronutrientes nas Hepatopatias 
3 Exames Laboratoriais nas Doenças Hepáticas 
4 Avaliação Nutricional nas Doenças Hepáticas 
5 Fisiopatologia e Tratamento Nutricional da Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica 
6 Fisiopatologia e Tratamento Nutricional das Hepatites 
7 Tratamento Medicamentoso e Estado Nutricional na Hepatite C 
8 Álcool e Hepatopatias 
9 Fisiopatologia, Prevalência e Tratamento Medicamentoso da Cirrose Hepática 
10 Tratamento Nutricional na Cirrose Hepática 
11 Tratamento Medicamentoso e Nutricional das Complicações da Cirrose 
12 Fisiopatologia e Tratamento Nutricional da Cirrose Colestática 
13 Carcinoma Hepatocelular 
14 Doenças Hepáticas e Nutrição na Infância 
15 Hemocromatose 
16 Doença de Wilson 
17 Hepatoprotetores 
18 Hepatotóxicos 
19 Destoxificação Hepática e Nutrição 
20 Prebióticos, Probióticos e Simbióticos nas Doenças Hepáticas Crônicas 
21 Aspectos Clínicos e Nutricionais da Síndrome Hepatorrenal 
22 Aspectos Clínicos e Nutricionais da Insuficiência Hepática Aguda 
23 Nutrição e Transplante Hepático 
24 Terapia Nutricional nas Doenças Hepáticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!