Leitura do Mês

Distúrbios Da Deglutição: Receitas E Viscosidades



O livro apresenta os fundamentos da abordagem dietética em um formato que valoriza a exploração de exemplos práticos sobre o como fazer. Desse modo, estudantes e nutricionistas, além de profissionais de outras carreiras da área de saúde, irão se beneficiar desta fonte de consulta com forte apelo didático. 

A escolha adequada dos ingredientes, a indicação da técnica de pré-preparo e preparo e o detalhamento de nutrientes e energia também são apresentados de maneira a favorecer a orientação nutricional. No livro, há, ainda, o uso de fotos que ilustram a viscosidade das preparações e facilitam o entendimento do conjunto de ações para o enfrentamento das consequências da disfagia.

Sumário

1. Nutrição e Disfagia: Conceitos e Aplicações

Disfagia
Consequências da Disfagia
Sinais e Sintomas que Auxiliam no Diagnóstico Nutricional do Paciente com Disfagia
Tratamento Nutricional da Disfagia
Textura dos Alimentos
Orientações Especiais para Alimentação de Pacientes com Disfagia
Alimentos de Alto Risco para Pacientes com Disfagia
Espessantes de Alimentos

2. Preparações Salgadas

3. Preparações Doces

Bibliografia


Sobre o autor

Luciano Bruno de Carvalho Silva é graduado em Nutrição pela Unifenas (2002), tem mestrado (2004) e doutorado (2008) em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. É professor Adjunto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), pesquisador colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação - NEPA/UNICAMP. É revisor de periódicos nacionais e internacionais. Foi nutricionista do Ambulatório de Otorrinolariongologia - grupo de disfagia, de 2002 a 2008. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em nutrição clínica, experimental e metabolismo, tecnica dietetica, avaliação nutricional, alimentos para fins especiais e com alegação de propriedades funcionais, distúrbios da deglutição e tecnologia de alimentos. 

Onde encontrar: http://bit.ly/2dFsvj7 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!