NutriGEN 2016 - Tudo sobre a 11ª edição do evento

 GEN comemora 30 anos com um show de experiência profissional 

11ª edição do NutriGEN

Comemorando 30 anos de existência, o Grupo Executivo de Nutrição (GEN) levou para o seu evento anual – NutriGEN –, quatro profissionais de primeira linha, com décadas de experiência.

Em tarde agradável, foram debatidos os segredos para uma carreira de sucesso, tendo como mediadora a jornalista Shanna Faria Honório que, no estilo talk show, provocou em dois blocos as quatro participantes, convidando-as a falarem sobre as suas experiências: Cynthia Howlett Martin, Virgínia Nascimento, Adélia Chaves e Teresa Cristina Ribeiro da Silva Caldas.

A partir da esquerda: Ceci Santiago, Virginia Nascimento, Cynthia Howlett e Beatriz Serpa 

Fechando o evento, foi a vez do coach Rodolfo Santos mostrar como é possível potencializar uma carreira e alcançar o sucesso.

Rodolfo Santos interage com a plateia

O que elas disseram


Ceci Santiago, presidente do GEN

A presidente do GEN, Ceci Santiago, abriu o 11º NutriGEN, dando as boas vindas a todos os presentes e agradecendo publicamente os fornecedores, com destaque para os dois patrocinadores, Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc) e Fazenda Verde, que participam desde a primeira edição do evento. Ceci enfatizou que o grupo nasceu querendo ser referência em nutrição e complementou: “Não somos ousados, somos abusados”.



Cynthia Howlett no NutriGEN 2016

O primeiro bloco formado por Cynthia Howlett e Virgínia Nascimento, abordou a nutrição clínica. Formada em jornalismo e nutrição, Cynthia sempre foi adepta da vida saudável. Durante anos trabalhou na Globosat/GNT apresentando programas voltados para a saúde e bem-estar, como ‘Alternativa Saúde’ e ‘Perdas e Ganhos’. 

Atualmente, com Beatriz Serpa, desenvolve o projeto Mito-VIE que integra nutrição e atividades físicas e tem como objetivo aperfeiçoar o funcionamento das mitocôndrias, que entre outros benefícios aumenta os antioxidantes e melhora o funcionamento dos neurônios, ricos em mitocôndrias, que produzem energia para todas as atividades celulares.

Sobre a atuação do nutricionista clínico, Cynthia destaca: “Iniciamos a relação com os nossos clientes ouvindo o que eles têm a falar, depois avaliamos os dados clínicos e sua história alimentar. Somos favoráveis à interdisciplinaridade, à troca de informações e ao monitoramento do cliente em conjunto com outros profissionais da saúde.”

Virgínia Nascimento, presidente do CRN-4, palestra sobre sua experiência

Virgínia falou sobre suas quatro décadas de experiência como nutricionista clínica, além da sua atuação como docente e atual presidente do Conselho Regional de Nutrição 4ª Região (CRN4). Apontando os momentos mais importantes para a profissão, ela ressaltou sua regulamentação (1967), criação dos conselhos federal e regionais (1978), estabelecimento das diretrizes curriculares dos cursos (2001) e o reconhecimento pelo Capes da Nutrição como área de pesquisa (2014).

Acreditando que a profissão está perdendo espaço nas esferas municipal e estadual, em função do fechamento de alguns órgãos especializados, Virginia informou que naquele exato momento conselheiros do CRN4 estavam debatendo em diferentes lugares ações para fortalecer a categoria. 

Um conselho: “Para ser uma boa profissional corra atrás de uma educação continuada, fique próxima às instituições de ensino superior e às associações de classe”, finalizou, lembrando que chegou à diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro – UFRJ. Aposentada, intensificou os serviços do seu consultório particular, onde mantém uma cozinha experimental: “Realizei meu grande sonho.”


Adélia Chaves, do portal NutriNews 
O segundo bloco contou com a presença de Adélia Chaves e Teresa Caldas, sendo a primeira formada em administração de empresas e técnica de nutrição, e a segunda polivalente, formada em nutrição e com várias especializações: gestão empresarial, RH, negociação, análise de mercado, controle de qualidade e marketing.

Adélia começou trabalhando em hospital e restaurante de coletividade, mas depois, buscando desacelerar, uniu o útil ao agradável ao criar um ‘jornalzinho’ que em pouco tempo foi transformado na vitrine do foodservice brasileiro.

A Revista e Portal Nutrinews é atualmente apenas a ponta do iceberg de uma profissional que não temeu empreender. A empresa faz eventos, viagens profissionais, mantém um guia de fornecedores e, sua diretora, ainda atua no mercado de coletividade na área operacional e consultoria de projetos especiais em alimentação.

Para ela, o empreendedorismo está dentro da maioria das pessoas esperando ser iniciado. Citando Bernard Shaw, dramaturgo, romancista, contista, ensaísta e jornalista irlandês, ela diz: “Você vê as coisas como são e pergunta: por quê? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: por que não?”

Para Adélia, empreender é enfrentar riscos e acreditar nos seus resultados: “Você só acerta se você faz. E se você erra, você aprende. O empreendedor é aquele que estabelece estratégias para o sucesso de um empreendimento”, afirma.

Teresa Caldas, à direita, fala sobre sua polivalência

Foi assistindo uma palestra sobre profissões que Teresa Caldas escolheu a Nutrição. Começou na área de dietoterapia em hospitais, mas bateu de frente com os demais profissionais de saúde, que desrespeitavam a nutrição utilizando práticas que ela discordava.

Há anos trabalha em concessionárias, servindo uma alimentação saudável: “Tenho muito orgulho disso. Foi nestas prestadoras de serviços que aprendi muita coisa e me sinto realizada.”

Para crescer na área escolhida – atualmente é diretora de Operações da Masan Serviços Especializados – Teresa se mantém atualizada sobre os mais variados assuntos:  impostos, contribuições, recursos humanos, marketing, varejo etc. “RH sempre foi um ponto forte em minha carreira, trabalhar com indivíduos é difícil, não existe um que seja igual ao outro, o que faz a diferença é transformar a sua equipe em um time, um grupo coeso, que você confia. Meu sucesso está em me atualizar constantemente e formar times.”

Sua vida é o seu melhor case

Rodolfo Santos explica sua fórmula para o sucesso

De auxiliar de serviços do Banco do Brasil, aos 16 anos, à coach de sucesso, Rodolfo Santos já foi tudo nesta vida, inclusive teve o selo da Globo, empresa onde trabalhou por 18 anos, tornando-se imprescindível e subindo degrau a degrau.  Inicialmente sem entender nada da área, chegou a gestor do setor de cabelo e maquiagem.

Formado em administração de empresas, com MBA em marketing e especialização em gerenciamento de projetos, além de coach é empresário e palestrante. Para ele, todos são capazes: “O homem tem potencial ilimitado. Mas porque uns vão e outros não? Porque alguns descobrem seus talentos e colocam o foco em seus objetivos, estabelecendo metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, de relevância e determinando o tempo para alcançá-las". 

Rodolfo acredita que são os problemas que tornam as pessoas mais fortes. "O homem tem quatro dimensões que norteiam suas vidas: mental, emocional, espiritual e física. Esta última são os bens materiais que possui. “Se os três primeiros não vão bem, o último também não vai bem. Muita gente não sabe porque ganha dinheiro e o dinheiro some, simplesmente porque não está bem mental, emocional e espiritualmente.”

Sua fórmula para o sucesso é simples: Conexão + Colaboração é igual a Oportunidades, lembrando que o mundo está na internet e incentivando que todos criem seu próprio site: “Em seu site você é o dono, no facebook, youtube, instagram, entre outros, você é um mero inquilino”, afirma.

5° Prêmio NutriGEN

Esta edição do Prêmio NutriGEN de 2016 contou com 11 participantes estudantes e quatro participantes profissionais. A faculdade que mais apresentou trabalhos foi a Escola de Nutrição da Unirio.

Entrega do prêmio NutriGEN 2016 -  Categoria profissional

O prêmio de R$ 2.000,00 da categoria profissional foi para Ana Clara Marques Nolasco, Julia Medeiros Ramalho e Renata Borchetta Fernandes Fonseca, que desenvolveram o trabalho "Análise da Logística de Recebimento e Armazenamento de Insumos Referente aos Cardápios Oferecidos em uma Empresa de Serviço Offshore".

Entrega do prêmio NutriGEN 2016 -  Categoria estudante

O prêmio de R$ 500,00 da categoria estudante foi para Caroline de Araújo Batista e Renata Barreto Duarte Faria, com o trabalho "Comparação de Parâmetros Antropométricos em uma Enfermaria Cirúrgica para Pacientes Idosos".


Além disso, o evento contou com a tradicional exposição de produtos e serviços com o que tem de melhor no mercado da Nutrição e Gastronomia.

Exposição de produtos e serviços

O Grupo Executivo de Nutrição agradece à Comissão Avaliadora do 5º Prêmio NutriGEN: Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli, Anderson Junger Teodoro, Elka do Couto Coelho Carvalho, Haydée Serrão Lanzelotti, Leila Leão, Luiz Cláudio Cameron, Maria Cristina de Jesus Freitas, Nelzir Trindade Reis, Paulo Sergio Marcellinie, Susana Padrão, e a todos os fornecedores que possibilitaram a realização do evento em um ano tão difícil para a economia brasileira. 

Grupo Executivo de Nutrição - GEN


São eles: Fazenda Verde (patrocinador diamante), Aberc/Fenerc (patrocinador ouro), LC Refeições, Super Suco, Plastlab, Gomes da Costa, Life-Pel, Principado Louças, Alimentação Legal, Fercilac, Peixaria Só Peixe, RGS Soluções em Sucos, Delícias do Forno, RioClaro Alimentos, Grill Oriental, Browniversitário, Rio Quality Alimentos, Primus Alimentos e Planeta Orgânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!