Mantenha sua pele hidratada

Nutricionista Flávia Silva dá dicas de alimentos que podem manter sua pele bem hidratada no inverno.


O inverno está aí e com ele vem junto o ressecamento da pele. Com temperaturas mais baixas e tempo seco, a pele fica mais sensível e ressecada especialmente em áreas como rosto, mãos e pés. Sobre esse tema, a professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera Unipli, Flávia Silva, traz uma série de informações importantes aos cuidados da pele em entrevista ao Blog GEN.

Grupo Executivo de Nutrição: Quais são os alimentos campeões que ajudam a hidratar a pele?
Flávia Silva: O tomate e a couve manteiga são grandes atores na conquista de uma pele hidratada. Isso porque tanto a fruta quanto a folha possuem mais de 90% de água em sua composição. A inclusão desses dois alimentos auxilia na conquista de uma pele bem nutrida. Além de fibras, a couve possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, niacina e vitamina C. Já o tomate oferece nutrientes como o potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C e é rico em licopeno, poderoso antioxidante.

GEN: Quais outras frutas e legumes que possuem um ótimo teor de água e também ajudam na hidratação?
Flávia Silva: Dentre as frutas com maior teor de água, em torno de 80%, são a laranja, uva, kiwi, coco, tangerina, melancia, pêra, morango, pêssego, abacaxi, framboesa e melão. No caso dos legumes destaco o pepino, a abobrinha e a cenoura.

GEN: Agora falando em nutrientes, quais deles são importantes para manter a pele nutrida no inverno?
F.S.: Os nutrientes essenciais para manutenção da saúde da pele e, consequentemente sua hidratação, são os ácidos graxos ômegas 3, 6 e 9. Estas gorduras têm como função manter a saúde da membrana de todas as células, protegendo-as contra infecções e proporcionando-as fluidez e hidratação. Suas fontes são os peixes de águas frias e profundas – anchova, salmão e sardinha – a linhaça, azeite de oliva, frutos oleaginosos – castanhas, nozes e amêndoas – ricos em vitamina E, ômegas 3 e 6 e antioxidantes. Todos esses nutrientes atuam na integridade do tecido epitelial.

GEN: Quais alimentos que tem função inversa, ou seja, não são recomendados e tem baixo teor de água promovendo o ressecamento?
F.S.: Alimentos ricos em sódio têm um efeito contrário, porque desidratam a pele. O seu consumo excessivo estimula liberação de hormônios responsáveis pela diurese (liberação de urina), e consequentemente a eliminação do sal em excesso do nosso organismo, como por exemplo, preparações com excesso de sal e alimentos embutidos, (salsicha, presunto, peito de peru, linguiça, mortadela, etc) enlatados e conservas (ervilha, milho, azeitonas, palmito, etc).

GEN: E para pessoas que já possuem problema com flacidez do tecido epitelial, existe alimentos que previnem e prorrogam esse problema?
F.S.: Os alimentos fontes de vitamina C podem ajudar, pois eles agem estimulando a produção de colágeno e a manutenção da elasticidade da pele.  Faz parte desse grupo a acerola, o limão, a laranja, o morando e a tangerina.

Segue abaixo receita da nutricionista Flávia Silva para manter sua pele em dia e nutrida.
Suco misto hidratante
1 kiwi
1 fatia de melão
1 xícara (chá) de água de coco
1 colher (sopa) de mel
Folhas de hortelã a gosto
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Não há necessidade de coar.
Para um melhor aproveitamento das vitaminas, ingerir após o preparo. Caso necessite armazenar recomenda-se manter em geladeira, em recipiente fechado, para que não haja perda excessiva de vitaminas, por no máximo 3 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito bem-vindos!