Culinária infantil é diversão na certa

No ramo de gastronomia, os cursos de culinária infantil têm ganhado cada vez mais espaço e, em comemoração ao mês da criança, o Grupo Executivo de Nutrição (GEN) traz uma entrevista especial com Ingrid Hoppe, da Gourmet Mania, empresa de bufê e eventos que desde 2010 ministra aulas de culinária para crianças. A equipe da Gourmet Mania é formada por profissionais de gastronomia e nutrição.

Grupo Executivo de Nutrição (GEN): O curso de culinária infantil pode ajudar a mudar os hábitos alimentares das crianças?
Ingrid Hoppe (IH): Sim. É uma forma de elas comerem melhor, pois normalmente tudo que elas fazem de comida, elas comem. Além de ser uma maneira de ficarem mais independentes e se adaptarem ao mundo tão corrido dos pais.

GEN: Com a correria do trabalho, como os pais devem proceder para garantir a qualidade da alimentação de seus filhos?
IH: Eles estão começando a entender que os filhos precisam se alimentar melhor e que para isso é necessário alguém para cozinhar. Quem não sabe cozinhar, precisa aprender a fazer pelo menos o básico e que as crianças podem participar e ajudar na cozinha.
Minha proposta é que os pais que não gostam e nem sabem cozinhar percam o medo e deixem os filhos chegarem até a cozinha. Essa é uma forma de trabalhar a questão da alimentação saudável dentro de casa. Existem muitas receitas que podemos fazer com as crianças e até mesmo mostrar que o perigo existe sim, mas que com cuidado e supervisão elas podem colaborar.

GEN: Agora fale um pouco sobre o curso oferecido pela Gourmet Mania voltado para esse público.
IH: Um dos carros-chefe da Gourmet Mania são as “aulas-festas”. Vamos às festas de aniversários, em colégios, eventos e ministramos aulas para grupos a partir de 25 crianças. Em aproximadamente 3 horas elas se divertem preparando o que vão comer (pizzas, cupcakes, sanduíches e miniporções), participando de todo o processo de elaboração das receitas, desde o preparo das massas até a decoração dos pratos. Todos os pequenos recebem um kit com avental e chapéu do chef para entrarem no clima. Crianças a partir de quatro anos já podem participar e as aulas são ministradas por chefs de cozinha com acompanhamento nutricional. Elas não manuseiam facas e não têm acesso direto aos fornos ou fogões e os ingredientes e cardápio são selecionados previamente pelos pais.



GEN: Como tem sido a aceitação do curso? E a demanda?
IH: A aceitação está sendo gradativa. A busca das crianças e também dos pais para os cursos de culinária aumentou. Estamos no ramo há três anos e só em 2013 tivemos aumento de 50% de alunos no nosso Espaço e também em aulas-festas.

Além das aulas-festas, o Gourmet Mania oferece cursos presenciais no Espaço Carioca de Gastronomia em Botafogo, no endereço Rua Teresa Guimarães, 26, Botafogo, RJ. Informações: www.gourmetmania.com.br .

Segue uma receita especial de espetinhos de frutas com chocolate, enviada pela Ingrid, para que as crianças, com ajuda dos seus pais, possam fazer e que, além de nutritivos, são deliciosos.

Espetinhos de frutas com chocolate
Rendimento aprox. 20 unid.
Ingredientes:
1 caixa de morangos
2 carambolas
3 kiwis
200g de uvas
200g de chocolate ao leite ou meio amargo
Espeto ou palitos para churrasco
Modo de Preparo:
Peça para um adulto deixar as frutas cortadas e lavadas.
Pegue um espeto e vá colocando as frutas na ordem que preferir, lembre de deixar bem colorido!
Novamente conte com a ajuda de um adulto para derreter o chocolate, quebre o mesmo em pedaços pequenos, coloque em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas.
Leve ao micro-ondas por 30 segundos, verifique se já derreteu, caso não coloque mais 30 segundos e vá aos poucos acrescentando tempo, pois cada micro-ondas tem uma potência.
Com ajuda de uma colher vá colocando o chocolate no seu espetinho ou se preferir mergulhe no chocolate!


Um comentário:

Comentários são muito bem-vindos!